Entre majoritárias e proporcionais, as mulheres do PT lançam candidaturas por um país sem fome, sem preconceito e sem violência
Para as eleições 2022, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras lançou 403 mulheres candidatas em todos os estados brasileiros, entre majoritárias e proporcionais. São duas governadoras (RN e MS), duas vice-governadoras (AM, TO e PB), três senadoras (AC, PE e DF), 11 suplências, 138 deputadas federais e 247 deputadas estaduais (contando as distritais) em todo país.
“Não por acaso a maior parte das majoritárias estão nas regiões Norte e Nordeste. São os locais mais vulneráveis, por onde a fome tem castigado proporcionalmente mais famílias. E um partido de massas como o PT representa exatamente os anseios e as demandas do povo brasileiro. Somos mulheres de todo Brasil na luta por uma vida com dignidade para todas e todos”, explana Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.
Do tamanho do Brasil
Das candidatas femininas do PT para a eleição deste ano, 234 se declararam pretas ou pardas, representando mais de 50% do total de candidatas mulheres. No total, São Paulo lidera o ranking de candidaturas femininas, com 20 deputadas federais e 28 estaduais; seguido por Minas Gerais com 16 federais, 23 estaduais e 1 segunda suplente; e Rio de Janeiro com 13 federais e 22 estaduais.
Na disputa da cabeça de chapa, os nomes de Fátima Bezerra, no RN, que disputa a reeleição, e de Giselle Marques, no MS, são as apostas do PT para governar os respectivos estados. Para vice-governadora, os nomes de Anne Moura (AM) e Maísa Cartaxo (PB) vão compor o time que disputam a cadeira dos governos estaduais. Já no Senado, as petistas Teresa Leitão (PE), Nazareth Araújo (AC) e Rosilene Correa (DF) são os nomes para concorrer ao cargo.
Acesse aqui as candidatas do PT por estado
Ana Clara Ferrari, Agência Todas