A presidenta Nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), está em Salvador, na Bahia, para articular a estratégia do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para as eleições municipais de 2024. A agenda da presidenta Gleisi no estado vai até sábado (26).
Nesta sexta-feira (25), Gleisi encerrou o dia com o Encontro Territorial do PT Bahia. A plenária contou com a participação de dirigentes estaduais e municipais do partido no Estado, deputados federais e estaduais, pré-candidatos às eleições de 2024 e militantes.
Em sua fala, Gleisi agradeceu o carinho com que foi recebida pelos dirigentes do PT-BA e pela militância e falou sobre a importância de se discutir agora o processo político de disputa das eleições de 2024, dialogando sempre com os partidos da Federação Brasil da Esperança, da qual fazem parte PT, PCdoB e PV, e a necessidade de se construir uma ampla base popular e política no Congresso Nacional para sustentação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A presidenta lembrou ainda que o Tribunal Regional Federal da Primeira Região inocentou, no dia 21 de agosto, a presidenta Dilma Rousseff das pedaladas fiscais. “Nós devemos articular no Congresso Nacional uma resolução para devolver o mandato presidencial à presidenta Dilma. Isso é fundamental ainda no mandato do presidente Lula porque aquele impeachment foi um golpe. E foi o início de toda a desestruturação que vivemos no país, com o ataque à democracia, depois a operação Lava Jato e o surgimento da extrema-direita com Bolsonaro”, afirmou. “Então, eu acho que isso é uma questão de justiça histórica.”
A presidenta Nacional do PT está construindo nos estados a tática eleitoral de 2024, sempre em consonância com os dirigentes locais da Federação. Para Gleisi, existem duas formas de se fazer a disputa política: “a primeira, nós temos que apostar na organização popular e na politização do povo brasileiro e a outra é o processo eleitoral, ou seja, a gente tem que ter participação social, popular, fortalecer os movimentos, os sindicatos para a disputa institucional”, ajudando “o Lula a governar disputando a política com a sociedade”.
Pela manhã, Gleisi foi recebida pelo presidente do Diretório Estadual do PT-BA, Éden Valadares, e participou de atividade com as mulheres da Federação Brasil da Esperança, governo e militância, além das deputadas federal Ivoneide Caetano, das estaduais Neusa Cadore e Fátima Nunes e da prefeita de Banzaê, Jailma Dantas.
Na ocasião, a presidenta debateu a importância da ocupação dos espaços de poder pelas mulheres, sobretudo na política, e destacou a relevância da luta contra o machismo e a violência contra a mulher.
“A gente teve uma plenária de mulheres que foi muito importante, repetindo, nós precisamos incentivar as mulheres a participarem da política”, afirmou, pontuando que as mulheres hoje são mais de 50% da população e estão sub-representadas nos processos decisórios e de comando.
“Então, o PT tem uma grande responsabilidade com isso, nós vamos incentivar muito para fazer crescer o número de vereadoras por todo o país e depois de deputadas. Aliás, foi graças a essa visão desde que a gente lançou o Elas Por Elas que praticamente dobramos a nossa bancada de deputadas federais na Câmara dos Deputados. Tínhamos dez, fomos para 18 deputadas”, disse Gleisi.
Em seguida, a presidenta se reuniu com representantes da Federação, presidentes dos partidos, deputados estaduais e federais. Além de Éden Valadares, estiveram presentes os presidentes do PCdoB, Davidson Magalhães, do PV, Ivanilson Gomes, o pré-candidato do PT à Prefeitura de Salvador, Robinson Almeida, o deputado Euclides Fernandes (PT-BA), a deputada Olívia Santana (PCdoB-BA) e o suplente do senador Otto Alencar, Terence Lessa (PT). Gleisi também se reuniu com a Comissão Executiva Estadual do PT Bahia.
O presidente do Diretório Estadual do PT-BA celebrou a visita da presidenta Gleisi ao Estado governado por Jerônimo Rodrigues, do PT. “É um balanço muito positivo ter a presidenta Gleisi no nosso Estado e motivo de orgulho para o PT da Bahia. Isso demonstra o prestígio que a Bahia tem para o PT Nacional, a importância da eleição de Lula e as contribuições que a gente sempre deu nas eleições nacionais, da nossa bancada de deputados, bancada de senador, mas é também uma forma de prestigiar a liderança que é a presidenta Gleisi e a importância que ela tem para o nosso partido”, afirmou Éden Valadares.
Da Redação do PT