Considerada a premiação mais relevante no cenário político brasileiro, o Prêmio Congresso em Foco é realizado desde 2006 com o objetivo de promover boas práticas e destacar os melhores do parlamento brasileiro. O PT é o partido com o maior número de premiações desde a primeira edição. Foram 238 ao todo, incluindo troféus e certificados, em diversas categorias.
Na edição deste ano, parlamentares do PT no Senado seguem como os favoritos do público. É o que indica o último boletim divulgado antes da cerimônia de premiação, marcada para 29 de agosto. Na categoria “Melhores no Senado”, os seis primeiros lugares são ocupados por Fabiano Contarato (PT-ES), Humberto Costa (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS), Randolfe Rodrigues (PT-AP) – que recentemente retornou ao partido -, Teresa Leitão (PT-PE) e Augusta Brito (PT-CE).
Rogério Carvalho (PT-SE), Janaína Farias (PT-CE) e Jaques Wagner (PT-BA) emendam uma nova sequência de senadores petistas, ocupando do 9º ao 11º lugar da lista. O líder do PT no Senado, Beto Faro (PA), figura na 13ª colocação na categoria.
São eleitos os melhores da Câmara e no Senado, além das categorias Clima e Sustentabilidade, Apoio à Indústria e Cidades Inteligentes.
Durante o mês de julho, o público teve a oportunidade de votar online para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.
Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano. O júri ainda seleciona os destaques nas categorias especiais “Apoio à Indústria”, “Clima e Sustentabilidade” e “Cidades Inteligentes”, que têm o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.
Critérios de elegibilidade
Todos os parlamentares podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também foram excluídos.
Ao longo de suas 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas.
A transmissão online do Prêmio Congresso em Foco 2024 começa às 19h no dia 29 de agosto.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Congresso em Foco.
Por: PT no Senado