Ministérios discutem capacitação profissional pelo Bolsa Família

Pastas do Desenvolvimento Social e do Trabalho preveem cursos para gerar empregos e aumento de renda

Na meta de proporcionar maior renda e oportunidades profissionais às famílias de baixa renda do país, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva estuda a promoção de cursos profissionalizantes por meio do Bolsa Família.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o Ministério do Trabalho e Previdência Social estudam o projeto que objetiva oferecer cursos que gerem empregos e aumento de renda.

Entre as qualificações, estão previstos cursos de construção civil (pedreiro, eletricista e encanador, por exemplo), projetos de infraestrutura (mestre de obras), agropecuária e óleo e gás, entre outros. A lista ainda está em elaboração.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a participação nos treinamentos será voluntária. A capacitação não precisa ser obrigatória, pois as pessoas precisam trabalhar e aumentar a renda da família, e é necessário haver adesão da população.

“Vamos trabalhar a inclusão socioeconômica pelo emprego e formação em áreas de obras e investimentos públicos e privados e com base no Cadastro Único”, destaca Wellington Dias.

A senadora e coordenadora do Setorial Nacional de Educação do PT, Teresa Leitão, destaca que a iniciativa comprova que o Bolsa Família é um programa voltado à cidadania, com objetivo de inclusão social em todos os âmbitos.

Fonte: Site PT

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS