A rica história de vida e as lutas de Benedita da Silva, a Bené, deputada federal pelo PT do Rio de Janeiro, será lançada em websérie na próxima segunda-feira (27), quando ocorre a exibição para convidados no cinema Estação NET Rio, no bairro de Botafogo.
Para participar, basta se inscrever, clicando aqui, já que as vagas são limitadas. O conteúdo estará disponível para o público nos próximos dias no site da produção.
Composta por cinco episódios, a produção, idealizada pelos jornalistas Eduardo Bahia (produtor executivo) e George Pacífico (diretor), com produção da Duozz Filmes, apresenta a própria Benedita narrando histórias familiares e políticas que marcam a sua vida.
Uma das vozes mais importantes da política brasileira na luta e em defesa de direitos e combate ao racismo, Benedita recebeu, no dia 9, da Universal Peace Federation, entidade ligada à ONU, o título de Embaixadora da Paz. Ela foi eleita em maio deste ano como coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados. Esta foi a primeira vez que uma mulher negra assumiu esse cargo.
Os episódios trazem narrativas inéditas e bastidores da política da parlamentar que já foi vereadora, secretária de governo, vice-governadora, a primeira mulher governadora do Rio de Janeiro, ministra da Assistência e Promoção Social no primeiro governo do presidente Lula e senadora da República. Além de temas como a vida no Morro do Chapéu Mangueira, local de onde iniciou a sua carreira política, e o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.
“Eu fico muito feliz com todas essas homenagens, pois elas estão coroando uma caminhada que já tem mais de 40 anos de muitas lutas e conquistas. Melhor do que ser lembrada, com certeza, é poder ser lembrada em vida”, afirma Benedita da Silva.
A websérie tem como título “Benedita da Silva: nossos passos vêm de longe”. A produção independente vai encerrar as comemorações do movimento “Essa voz que ecoa”, celebrando os 81 anos da parlamentar, comemorados no dia 26 de abril.
O produtor executivo Eduardo Bahia disse que está dialogando com algumas plataformas de streaming a veiculação. “Esse documentário ‘é essa voz que ecoa’ em grito de resistência e de luta do povo negro do Rio de Janeiro. Benedita é um símbolo de resistência, de luta contra o racismo, essa é a história do povo negro, a história do Rio de Janeiro, a história do PT, a história do Brasil, e essa história precisa ser contada. Trazemos esse documentário com o intuito de relatar as ‘histórias que a história não conta’. Um abraço e uma homenagem à trajetória dessa líder popular que inspira tantas gerações”, disse Bahia.
De acordo com o diretor George Pacífico, produzir a série foi mais que um aprendizado, representou a descoberta de ancestralidade e deu a verdadeira dimensão do tamanho de Benedita e do seu legado, que precisa ser valorizado.
“Bené tem uma força e uma luz que só convivendo para poder entender de fato de onde vem tanta potência. Ela tem uma compreensão e um olhar diferenciados de como as injustiças sociais impactam na vida das pessoas pretas e pobres”, afirmou Pacífico.
Da Redação do PT