A presidenta Nacional do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, participa nesta sexta-feira e no sábado (26 e 27) de uma série de agendas pelo Estado de Santa Catarina para a construção da estratégia política do Partido dos Trabalhadores para as eleições municipais de 2024. Junto com a secretária Nacional de Organização do PT, Sônia Braga, vai dialogar com movimentos sociais, mulheres, juventude e representantes do campo de esquerda e democrático.
Gleisi tem realizado essa série de encontros para debater com dirigentes e lideranças locais o cenário e candidaturas do PT em 2024, com especial atenção às disputas nas capitais e em principais cidades em que a legenda e a federação terão chances reais de vitória, ampliando o número de vereadoras, vereadores, prefeitos e prefeitas pelo Brasil.
A primeira agenda em Florianópolis foi almoço com a executiva do Diretório Estadual do PT-SC e deputados federais e estaduais da bancada do partido na Assembleia Legislativa do Estado.
Plenária com mulheres
Gleisi e Sônia participaram à tarde, na sede do Diretório Estadual do PT, em Florianópolis, de uma plenária de mulheres que contou com a participação da deputada federal Ana Paula Lima e da vereadora de Florianópolis Carla Ayres. Também compuseram a mesa as presidentas do PCdoB, Anderlize Abreu, e do PDT, Selma Adão.
“É um prazer imenso estar aqui com vocês nessa agenda em Floripa. Quero agradecer a acolhida, a atenção do partido e agradecer a nossa bancada. Nessa viagem que a gente tem feito com a Sônia, este é o quinto estado que visitamos, já fomos para o Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e agora aqui, e vamos continuar. O objetivo é fazer uma avaliação política do momento que estamos vivendo”, afirmou.
Segundo a presidenta Gleisi, o partido precisa se antecipar às discussões de 2024, “por isso, estamos nos reunindo com os nossos dirigentes, com os nossos deputados, com as mulheres, juventude e movimentos sociais para fortalecer a presença do partido nas próximas eleições”.
Gleisi saudou o papel importante que o PT e seus aliados desempenharam no resultado das eleições de 2022 para o governo do Estado de Santa Catarina, que teve como candidato o presidente do Diretório Estadual do PT-SC, Décio Lima, hoje presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional.
Para o presidente estadual do PT e presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, a vinda da presidenta Nacional Gleisi Hoffmann ao Estado é um momento de celebração pelo crescimento histórico do partido, após as eleições do ano passado.
“O PT, junto com a Frente Democrática, obteve uma importante vitória eleitoral, com a nossa ida pela primeira vez ao segundo turno das eleições ao governo do estado e a vitória do presidente Lula. Agora, vamos organizar as pré-candidaturas no maior número de cidades para ajudar Lula na reconstrução do Brasil”, afirmou.
Durante a plenária, foi lida uma carta de repúdio à perseguição de parlamentares do partido e do campo de esquerda. Maria de Jesus Lucena leu a carta da secretária de Mulheres do PT-SC Maria Tereza Capra, vereadora de São Miguel do Oeste cassada injustamente.
A presidente do PT encerra as agendas deste primeiro dia de visitas a Santa Catarina com um jantar com representantes da Frente Democrática, composta por PT, PSB, PCdoB, Psol, Rede e Solidariedade.
Agenda deste sábado
Neste sábado (27), às 9h, Gleisi, Sônia e o presidente estadual Décio Lima participam do Seminário Estadual de Mobilização e Organização. Às 14h, na Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina (Fecesc), haverá encontro com a juventude e movimentos sociais.
Da Redação do PT