Com a reportagem da capa intitulada “Investimentos na veia”, a Focus Brasil desta semana, de número 109, repercute o lançamento do Novo PAC, o programa de investimentos do governo Lula que irá injetar R$ 1,7 trilhão na recuperação econômica do país. “O novo PAC, cujo lançamento aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e contou com a presença de Dilma Rousseff, a nova presidenta do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), o chamado Banco dos Brics, vai levar a infraestrutura nacional a um novo patamar”, aponta a revista.
“Oficialmente conhecido como o Programa de Aceleração do Crescimento, o projeto retoma uma política de marca registrada da última vez que o Partido dos Trabalhadores de Lula esteve no poder”, lembra a publicação da Fundação Perseu Abramo. “O programa tem similares em outras grandes economias”, relata a Focus, citando o pacote de estímulo à reindustrialização americana promovido pelo governo Biden.
No editorial Carta ao Leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice analisa a perigosa ascensão do extremista de direita Javier Milei na Argentina. Um aventureiro comparado a Bolsonaro, Milei, que venceu as primárias argentinas na semana passada, poderá colocar em xeque a estabilidade institucional da Argentina.
“A vitória, mesmo que por pequena margem, nas primárias argentinas do ultraliberal Javier Milei demonstra cabalmente que “outsiders” vêm crescentemente ganhado espaço nas disputas eleitorais. Não é um fato isolado”, escreve Cantalice, lembrando o caso de Donald Trump nos EUA.
Para o diretor da FPA, o neoliberalismo e sua crescente “uberização” das relações de trabalho está na raiz do aparecimento de fenômenos políticos como Trump, Bolsonaro e Milei. “A ausência de ações efetivas para eliminar a pobreza e a miséria é o terreno fértil para Mileis, Trumps, Bolsonaros e outros que, como vermes, se espalham pelos tecidos sociais causando estragos permanentes”, adverte Cantalice.
Na entrevista da semana, a atriz, poetisa e escritora Elisa Lucinda fala sobre o novo momento vivido pelo Brasil com a volta de um governo popular ao poder, representado por Lula. “Durmo agora com conforto emocional que me faltou nos últimos anos”, desabafou a atriz de “Vai na fé”. “Alguém está cuidando do país. Já abaixou a carne, já está uma vida mais viável. Tem um cara ocupado com o país. Lula é um bicho de política, mas é, sobretudo, um cara extremamente patriota — ele, sim”, elogiou.
O escândalo das joias envolvendo Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, ganha as páginas da Focus desta semana. “As maracutaias do ex- -presidente Jair Bolsonaro estão sendo expostas à luz do dia e o que está vindo à tona é desmoralizante”, registra a revista. “A situação jurídica do ex-presidente é grave. Ele enfrenta acusações de crimes como lavagem de dinheiro, peculato e improbidade. Ele pode vir a ser preso”, adianta a Focus.
A histórica edição da Marcha das Margaridas também foi noticiada pela revista, que relatou ainda a participação de Lula no evento. “O discurso da garantia de diálogo permanente de Lula foi o auge do ato encerramento da 7ª Marcha das Margaridas, na quinta-feira, 16”, diz o texto assinado por Isaías Dalle. “Antes de fazer seu discurso, Lula assinou oito decretos, no palco instalado diante do Congresso, instituindo medidas e programas que pretendem responder às reivindicações levadas ao governo federal pela Marcha das Margaridas”, destacou.
Leia a edição na íntegra da Focus Brasil.
Da Redação do PT