Nota em apoio à PEC do fim da escala 6×1

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs) vem a público expressar seu pleno apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa o fim da jornada de trabalho 6×1, propondo um novo modelo de organização que permita quatro dias de trabalho por três de descanso semanalmente. Essa proposta representa um marco na busca por uma rotina de trabalho que respeite a dignidade e o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Em vigor, a escala 6×1 submete os empregados a condições que frequentemente dificultam o convívio familiar, o autocuidado, o lazer e a busca por desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional. A Contracs entende que essa é uma jornada exaustiva e, por conseguinte, incompatível com o direito à qualidade de vida e com a valorização da classe trabalhadora.

A redução da jornada para quatro dias por semana e a eliminação da escala 6×1 representam avanços que aproximam o Brasil de uma nova era nas relações de trabalho, em que o equilíbrio entre a vida pessoal e a laboral seja uma realidade para todos. A proposta visa resgatar o direito fundamental ao tempo livre, promovendo uma relação empregatícia mais justa e que respeite a saúde física e mental de cada trabalhador e cada trabalhadora.

Sendo assim, a Contracs reafirma seu compromisso com a defesa de condições de trabalho que respeitem a dignidade e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e conclama o Congresso Nacional a apoiar e aprovar a PEC do Fim da Escala 6×1, que representa um passo decisivo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS