PT é o partido com mais premiações na história do Prêmio Congresso em Foco

Considerada a premiação mais relevante no cenário político brasileiro, o Prêmio Congresso em Foco é realizado desde 2006 com o objetivo de promover boas práticas e destacar os melhores do parlamento brasileiro. O PT é o partido com o maior número de premiações desde a primeira edição. Foram 238 ao todo, incluindo troféus e certificados, em diversas categorias.

Na edição deste ano, parlamentares do PT no Senado seguem como os favoritos do público. É o que indica o último boletim divulgado antes da cerimônia de premiação, marcada para 29 de agosto. Na categoria “Melhores no Senado”, os seis primeiros lugares são ocupados por Fabiano Contarato (PT-ES), Humberto Costa (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS), Randolfe Rodrigues (PT-AP) – que recentemente retornou ao partido -, Teresa Leitão (PT-PE) e Augusta Brito (PT-CE).

Rogério Carvalho (PT-SE), Janaína Farias (PT-CE) e Jaques Wagner (PT-BA) emendam uma nova sequência de senadores petistas, ocupando do 9º ao 11º lugar da lista. O líder do PT no Senado, Beto Faro (PA), figura na 13ª colocação na categoria. 

São eleitos os melhores da Câmara e no Senado, além das categorias Clima e Sustentabilidade, Apoio à Indústria e Cidades Inteligentes.

Durante o mês de julho, o público teve a oportunidade de votar online para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.

Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano. O júri ainda seleciona os destaques nas categorias especiais “Apoio à Indústria”, “Clima e Sustentabilidade” e “Cidades Inteligentes”, que têm o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.

Critérios de elegibilidade

Todos os parlamentares podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também foram excluídos.

Ao longo de suas 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas.

transmissão online do Prêmio Congresso em Foco 2024 começa às 19h no dia 29 de agosto.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Congresso em Foco.

Por: PT no Senado

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS