Governo Lula lança Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino

O governo do presidente Lula, atento às mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, lançou, na terça-feira (13), em Brasília, a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino — Estratégia Elas Empreendem. Capitaneada pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e das Mulheres.

A iniciativa consiste em uma coalizão intersetorial de 23 organizações, entre órgãos e entidades da administração pública federal e bancos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil S.A, BNDES) que buscam promover o empreendedorismo feminino como instrumento de inclusão social, econômica, e de desenvolvimento do país, levando-se em conta a maternidade, a diversidade e a vulnerabilidade das mulheres empreendedoras.

De acordo com o MMulheres, a ministra da pasta, Cida Gonçalves, ressaltou durante o evento que o presidente Lula tem sido muito insistente de que é preciso ter um país que trabalhe a questão da inclusão, que trabalhe para os pobres, para que os pobres tenham acesso à comida, tenham acesso a todos os processos.

“Nós precisamos incluir as mulheres nesse processo. É uma grande maioria que está sustentando os nossos lares e as nossas famílias. Somos nós que estamos na linha de frente. A maioria das mulheres é chefe de família e nós precisamos entender que esse é o Brasil, o Brasil mudou. Toda essa realidade vai influenciar como ela irá exercer efetivamente o seu empreendedorismo”, afirmou.

O ministro do MEMP, Márcio França, revelou que, como parte da Estratégia, a pasta firmou parceria com a Rede Mulher Empreendedora para capacitar mais de 17 mil mulheres que empreendem ou querem empreender: “São mais de 10 milhões de empreendedoras brasileiras no país, que poderão ser beneficiadas com ampliação da renda, produtividade e sustentabilidade dos seus empreendimentos”, declarou França, destacando que mulheres inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade.

Dentre os objetivos do Elas Empreendem estão: fomentar ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento de empreendimentos e empresas lideradas por mulheres; promover a ampliação da renda, da produtividade e da sustentabilidade dos empreendimentos liderados por mulheres; incentivar a produção de dados e a disseminação de informações sobre o empreendedorismo feminino; promover ambiente institucional e normativo favorável ao empreendedorismo feminino; e facilitar o acesso das mulheres a políticas públicas e serviços públicos de empreendedorismo.

Como funciona o Elas Empreendem?

O trabalho começa pelo Comitê Gestor de Empreendedorismo Feminino, instituído pelo decreto 11.994/2024 e coordenado pelo (MEMP), que tem a finalidade de propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da Estratégia Elas Empreendem.

Ontem, durante o lançamento, já foi realizada a primeira reunião do Comitê. Os projetos serão idealizados e executados em quatro grupos de trabalho que tratam sobre “Educação Empreendedora”; “Tecnologia e Inovação”; “Crédito”; e “Mercado e Inclusão Socioprodutiva”. Uma vez que a política esteja sendo executada na ponta, os responsáveis seguirão na avaliação e monitoramento do impacto das ações.

Além disso, o programa vai trabalhar em quatro eixos principais: acesso ao mercado e inclusão socioprodutiva; acesso à tecnologia e à inovação; acesso ao crédito; e educação empreendedora.

Estudo inédito 

Durante o lançamento, foi apresentado o estudo inédito “Panorama do Empreendedorismo Feminino no Brasil”, que reúne uma análise detalhada do universo do empreendedorismo realizado por mulheres no Brasil, e servirá de subsídio para os debates do Comitê Gestor.

O documento defende que a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino é resposta efetiva do governo federal para o fomento ao ambiente de negócios liderados por mulheres e a ampliação da renda, da produtividade e da sustentabilidade desses empreendimentos, visando facilitar o acesso de mulheres a políticas e serviços públicos de empreendedorismo e incentivar a produção de dados e a disseminação de informações sobre o empreendedorismo feminino.

“Para demonstrar a grande importância do empreendedorismo feminino em relação aos temas do emprego, da renda, da produtividade e do desenvolvimento sustentável no Brasil, a presente publicação representa um passo fundamental no embasamento de estratégias e políticas públicas específicas voltadas às mulheres nesse contexto. Serão abordadas as principais características e diagnósticos dos negócios de mulheres, permitindo a compreensão de alguns dos principais desafios estruturais e oportunidades de atuação de política pública”, diz trecho do documento, que pode ser acessado clicando aqui.

Da Redação Elas por Elas, com informações da Agência Gov, MMulheres e MEMP 

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