Por Aquiles Lins*
O jornal Folha de S.Paulo está prestando um grave desserviço à população do Rio Grande do Sul ao contribuir, por motivação política, com a desinformação acerca da ação do governo federal no enfrentamento à catástrofe climática sem precedentes no estado gaúcho. De modo recalcitrante, o jornal da família Frias, publicou em seu site e nas redes sociais “matéria” afirmando que o governo federal teria recusado ajuda oferecida pelo governo do Uruguai. A Folha afirmou que o “governo mente ao afirmar que não dispensou oferta de ajuda do Uruguai ao RS”. Foi uma sequência de publicações no X (antigo Twitter), que renderam milhões de visualizações, servindo de combustível para a extrema-direita.
Para sustentar sua versão paralela da realidade, a Folha comparou duas notas emitidas pelo governo Lula sobre a oferta do governo uruguaio. Uma manifestação do Ministério da Defesa que afirma que o Comando Militar ‘declinou da oferta de avião [do Uruguai] por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre’, e uma segunda, a Secretaria de Comunicação da Presidência, que esclarece que o Brasil não recusou ajuda do Uruguai. A nota da Secom cita um helicóptero cedido pelo Uruguai que já está em operação, mostra a imagem dessa aeronave gentilmente emprestada e explica que, no caso do avião, constatou-se inadequação do equipamento para o tipo de operação exigida no Rio Grande do Sul nesse momento. O próprio governo uruguaio confirmou que está ajudando a população gaúcha neste momento dificílimo, o que só deixou a situação mais constrangedora para o veículo.
O governo Lula tem agido com responsabilidade e atenção máxima no cuidado com as vítimas do desastre, além de receber toda ajuda e manifestações de solidariedade, tanto de governos quanto da população, que de maneira independente tem se organizado para enviar itens de primeira necessidade para a população. A Folha usar esta catástrofe para fazer oposição ao governo a partir de inverdades não difere em nada do que fez a Jovem Pan, Brasil Paralelo na pandemia, ao defender uso de cloroquina e outros charlatanismos.
Não é de hoje que a Folha recorre a mentiras para atacar governos progressistas. Em 2009, o jornal que se diz “a serviço do Brasil” mentiu de modo criminoso ao publicar uma falsa ficha criminal de ações armadas atribuídas à então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A mentira foi publicada na primeira página no dia 5 de abril. Quase 20 dias depois, num espaço muito menor, o jornal reconheceu que publicou uma mentira. E ficou por isso mesmo. Assim, é com esta “credibilidade” que a Folha publicou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mentiu ao dizer que não recusou ajuda oferecida pelo governo do Uruguai para atender vítimas das enchentes.
Folha, faça um favor à população do Rio Grande do Sul. Leve informação de serviço, informação útil à vida da população gaúcha, que tudo o que não precisa neste momento é ver a catástrofe que lhe acometeu ser manipulada com finalidade política por um veículo de mídia. Faça jornalismo, Folha, deixe a política de lado. Pelo menos em respeito às mais de 100 pessoas que já morreram e às milhares que estão desabrigadas, desalojadas e desesperançadas diante de tamanha destruição.
*Aquiles é colunista do Brasil 247, comentarista da TV 247 e diretor de projetos Norte, Nordeste e Centro-oeste do grupo.
* Publicação original: Brasil 247