A presidenta Gleisi Hoffmann e uma delegação do Partido dos Trabalhadores participaram, nesta terça-feira, 9, do VII Seminário Teórico entre o PT e o PC Chinês, em Pequim, recebidos por Liu Jianchao, ministro do departamento internacional do Comitê Crntral do PCCh.
A visita da delegação brasileira ao país segue até o dia 20 de abril, afirmando uma parceria entre o PT e o Partido Comunista Chinês que completa 40 anos neste ano. A realização do VI Seminário Teórico PCCh-PT faz parte do fortalecimento da relação e da cooperação política entre os dois partidos.
“Nossos partidos fazem 40 anos de relações políticas constituídas. A primeira delegação petista a visitar a China foi em 1984. A delegação deste ano e a presença no seminário teórico é a maior de nossa história, convidada pelo partido chinês”, disse Gleisi em suas redes sociais.
Nesta terça feira, 9 de abril, realizamos o VII seminário teórico entre o Partido Comunista da China e o Partido dos Trabalhadores. Fomos recebidos por Liu Jianchao, ministro do departamento internacional do Comitê Crntral do PCCh.
Nossos partidos fazem 40 anos de relações… pic.twitter.com/qpJthwa12R
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 9, 2024
Na abertura do seminário, a presidente Nacional do PT leu carta do presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, endereçado ao presidente Xi Jinping (veja o vídeo abaixo).
Na carta (leia a íntegra da carta), o presidente Lula destaca o trabalho conjunto “por uma ordem global multipolar e por uma governança global mais justa e representativa”.
E defende, ainda segundo a nota, “a coexistência pacífica entre as grandes potências, com oportunidades de desenvolvimento e o bem-estar para todos”.
Na agenda do encontro, estão intercâmbio de experiências em áreas como desenvolvimento sustentável, redução de pobreza e proteção do meio ambiente, entre outros.
Intercâmbio de experiências
Ainda segundo Gleisi, no ano passado uma delegação de alto nível do PCCh, coordenada por Li Xi, do Comitê Central do Partido visitou o Brasil e assinou um termo de acordo de cooperação com o PT.
“Consideramos muito relevante o estreitamento de laços entre os dois partidos, seja pela China ter grande importância econômica e comercial para o Brasil, seja pela importância política de promover alinhamento cada vez maior entre os partidos progressistas e de esquerda do mundo para enfrentar o movimento da extrema direita que cresce”, afirmou Gleisi.
A delegação do PT é chefiada, em um primeiro momento, pela presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e coordenada pelo secretário de Relações Internacionais, Romenio Pereira.
A delegação petista é formada por representantes de todas as regiões do Brasil, 8 deputados e deputadas federais, 7 deputados e deputadas estaduais.
Também integram a delegação 13 lideranças do partido, entre eles, Valter Pomar, membro do Diretório Nacional e diretor da Fundação Perseu Abramo e Monica Valente, membro da Executiva Nacional e secretária Executiva do Foro de São Paulo.
Chegamos à China! Essas fotos registram nossa comitiva sendo recepcionada no aeroporto de Pequim por autoridades locais. Ainda hoje participaremos de um seminário teórico organizado pelo Partido Comunista Chinês. O presidente Xi Jinping e o presidente Lula enviaram cartas… pic.twitter.com/O7n443o0mO
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 9, 2024
Da Redação PT