Com Lula, vendas nos supermercados crescem acima da projeção

Com o governo Lula, o povo brasileiro voltou a consumir mais. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas cresceram acima da projeção para este ano. Os dados da pesquisa foram divulgados nesta quinta-feira (31) e apontam aumento de 3,37% no mês de julho, e de 4,24% no mês de junho, na comercialização de produtos.

O crescimento no consumo entre janeiro e julho deste ano também foi maior que do mesmo período no ano passado, com alta de 2,52% nas vendas de produtos das prateleiras dos supermercados do país, valor acima da projeção de crescimento para este ano, conforme a Abras.

Para o vice-presidente executivo da Abras, Márcio Milan, ações do governo Lula com a liberação de R$ 85,4 bilhões para o novo Bolsa Família e de R$ 1,9 bilhão para o Auxílio Gás, além do aumento no número de empregos, beneficiaram o povo brasileiro que voltou a consumir nos últimos meses.

A Abras ressalta ainda que o índice mais tradicional e importante do Brasil que mede a inflação e interfere no preço dos alimentos, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu 0,66% em julho, enquanto o índice de variação de preços no geral recuou 0,08% no último mês.

O presidente Lula, que tem como premissa tirar novamente o Brasil do Mapa da Fome e fazer o país voltar a crescer, frisou nesta quinta-feira (31) no lançamento do Brasil sem Fome, que aconteceu em Teresina (PI) que um país rico como o Brasil não deveria ter pessoas passando fome.

Menor preço da cesta básica desde 2022

O valor dos produtos que compõem a cesta básica brasileira também caiu. A cesta Abrasmercado, por exemplo, que é composta por 35 itens de alto consumo, custava R$ 730,06 no mês de julho e apresentou queda de 1,51% em relação ao mês anterior. Esse é o menor preço da cesta desde fevereiro de 2022.

De acordo com a Abras, a queda no preço da cesta é reflexo do recuo no preço de itens como feijão, batata e óleo de soja.

A pesquisa revela ainda que o preço do feijão caiu 9,24% no último mês, acumulando recuo de 4,91% no ano, enquanto o óleo de soja registrou queda de preços de 4,77% no mês passado e de 28,12% desde o início do ano. O preço da batata reduziu 3,03% em julho e 7,36% neste ano, respectivamente.

Feijão é o destaque

O consumo de feijão é o destaque no aumento de vendas, conforme a associação. Pelo menos, 76 marcas de feijão representaram o equivalente a 80% do consumo em julho, valor acima se comparado ao mesmo período em 2022.

Outra informação do estudo, que comprova o avanço econômico do país na gestão do presidente Lula, é que novas lojas foram abertas (187) entre janeiro e agosto deste ano, sendo 105 supermercados e 82 atacarejos. Outras 251 lojas foram reinauguradas.

Da Redação do PT, com informações do Valor

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