Inflação em queda frustra pessimismo do mercado

Por Julimar Roberto.

Com Lula, continuamos alçando voos cada vez mais altos. Agora, a boa notícia é sobre a inflação, que atingiu o menor patamar em três anos. Os dados são do Índice Nacional de Preços Amplo (IPCA) e apontam que o acumulado em 12 meses ficou em 3,94%, bem abaixo das expectativas do mercado.

E, por falar em mercado, quase todas as suas projeções sobre o governo Lula tem dado errado. Lembra quando esse ser místico reagia mal a cada fala do presidente sobre dar dignidade ao povo brasileiro? Pois bem, a cada novo dado divulgado, suas reações fazem menos sentido.

O mercado errou sobre a inflação, assim como errou sobre a previsão de crescimento da economia. Isso porque, desde o início do governo, o excesso de péssimo em relação ao projeto popular de Lula se fez presente.

Pelo jeito, os analistas de mercado se esqueceram de que Lula é Lula, um dos maiores políticos da América Latina, com uma vasta experiência em governar. Este é o terceiro mandato, não nos esqueçamos. Cada ação, cada projeto, cada fala, é tudo pensado. Nada é em vão.

Mas falemos sobre a baixa da inflação, que é algo para ser comemorado. Inflação em queda significa que o preço de itens essenciais à sobrevivência está mais barato, o que, consequentemente, permite que a população mais vulnerável tenha acesso a eles.

Mais que isso, inflação baixa é o povo comprando mais, é mais dinheiro circulando, é o que faz a economia estar em constante movimento. Lula bem que disse certa vez: “Dinheiro na mão de rico fica parado no banco. Dinheiro na mão de pobre, movimenta a economia”. E a verdade é que é o pobre que carrega esse país nas costas.

Mas isso é só o começo. Lula pode e vai fazer mais. Confiemos! Entre viagens, reuniões, acordos bilaterais e parcerias empresariais, o governo tem possibilitado ao povo brasileiro uma vida com mais dignidade. E são apenas seis meses de gestão.

O que mais nos espera até o final deste mandato? O que mais ele irá fazer pelo Brasil? As expectativas são muitas, mas sabemos que coisas boas estão por vir. O nosso voto valeu a pena.

Quanto ao mercado? Bem, lamentamos sua frustação, mas entendemos que depois de quatro anos de um desgoverno, fica difícil não ser pessimista. Mas, lembre-se, Lula é Lula.

Voe alto, Brasil!

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS