Augusta celebra entrega de 1.440 lares: obrigação dar teto digno

O Minha Casa, Minha Vida voltou com tudo e já liberou mais uma remessa nesta sexta-feira (3): 1.440 unidades do programa foram entregues pelo presidente Lula em Rondonópolis (MT). Segundo a senadora Augusta Brito (PT-CE), o governo federal tem obrigação de dar um teto digno à população.

“Ter uma casa própria é o sonho de milhões de brasileiros, que muitas vezes são obrigados a procurar um lugar para viver em favelas e áreas de risco. Nosso governo tem a obrigação de dar um teto digno a essas pessoas”, disse a senadora.

Ainda de acordo com ela, o presidente fez bem ao retornar o programa habitacional, destacando que milhares de construções no país estavam paradas e a meta é entregar pelo menos 2 milhões de unidades até o final de 2026.

“Os dados mais recentes mostram que o Brasil tem um déficit habitacional que afeta quase 6 milhões de famílias. Precisamos trabalhar mais e com maior rapidez. No Ceará, o governador Elmano de Freitas já está trabalhando para que as obras do programa sejam retomadas no estado”, acrescentou Augusta.

Golpe atrasou obras
As unidades entregues hoje no Mato Grosso são do residencial Celina Bezerra e foram contratadas em julho de 2013. O presidente Lula, durante a cerimônia, fez questão de justificar o motivo de tanta demora para os moradores receberem as chaves da casa própria: o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

“As obras começaram há dez anos. Já era para ter acabado. Vocês se lembram que deram o golpe na presidenta Dilma para tirar ela do governo. E eu vou dizer o que aconteceu neste país: esse conjunto, que era para ter sido entregue anos atrás, está sendo inaugurado em 2023 pelo governo do PT, que começou a construir essa obra”, afirmou Lula, sendo ovacionado pela plateia.

O presidente garantiu ainda que serão retomadas outras duas obras do Minha Casa, Minha Vida paralisadas no município. E entregues ainda neste mandato presidencial.

Durante o ato, o presidente ainda recebeu o carinho da população. Confira:

O residencial entregue nesta sexta conta com poço artesiano, drenagem de águas pluviais, estação elevatória e emissário de esgoto. O local dispõe de equipamentos públicos como escolas, creches, unidades básicas de saúde, centro esportivo, além de obras de pavimentação, iluminação pública do acesso e reservatório de água potável.

 

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS