Caçula de quatro irmãos, Jack Rocha nasceu na cidade de Colatina, no Norte do Espírito Santo. Filha da doméstica Dona Abeli e do caminhoneiro Seu Veredino, cresceu no bairro de Nossa Senhora da Penha, sempre atenta às dores da população mais simples. A menina de voz doce e afinada criou raízes na Igreja Católica. Keli, como é chamada pela família, foi catequista e atuou na Pastoral da Criança por mais de 15 anos. Aprendeu a tocar violão, passou a cantar nas atividades da Igreja e em diversos shows de calouros, como o tradicional “Baile do Cafona”, em Colatina.
Desde cedo, Jack convive com a discriminação e a pobreza, mas também com a solidariedade e o amor ao próximo. A luta por dignidade e melhores condições para a população levou Jack ao Partido dos Trabalhadores. Ela filiou-se ao PT em 2004 e, no ano seguinte, assumiu a Secretaria de Imprensa do PT Municipal de Colatina.
O trabalho no interior do Estado fez Jack ser indicada para compor a Secretaria Adjunta de Formação do PT Estadual e, em 2010, ela deixou o interior para viver em Vitória. Na capital, ajudou a formar a Secretaria da Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e tornou-se membra fundadora do Conselho Estadual da Juventude.
Sempre preocupada em construir um modelo de economia capaz de valorizar os pequenos negócios, Jack foi gerente de Economia Solidária e Microcrédito do Governo do Estado durante a gestão do governador Paulo Hartung. Mas foi em 2013, depois de ser a eleita 1ª representante jovem do Espírito Santo no Diretório Nacional do PT, que ela passou a conviver e aprender ainda mais com o ex-presidente Lula e a ex-presidenta Dilma.
Caminhou muito, viu de perto as dificuldades enfrentadas pelo povo e ampliou o repertório no combate às injustiças, aos preconceitos e a toda forma de desigualdade e violência de classes, raça e gênero. Assim, em 2018, candidatou-se ao Governo do Espírito Santo, recebeu 142.654 votos e terminou a eleição em terceiro lugar.
Primeira mulher negra eleita presidenta do PT no Espírito Santo, Jack sempre defendeu uma gestão capaz de promover políticas públicas de proteção e promoção dos direitos das mulheres. Pauta que ela também defendeu quando foi candidata a vice-prefeita de Vitória, nas eleições de 2020, quando chegou ao segundo turno.
Agora, convocada por Lula, Jack quer ir além: quer levar a representatividade da mulher negra ao Congresso. Com trabalho, empatia e convidando mulheres, negros e jovens para serem protagonistas, Jack quer ajudar a reerguer o Brasil e o Espírito Santo.
Confira o site de Jack Rocha: https://jackrocha1300.com.br/